Tecnologia e empreendedorismo: Entenda a importância

Atualmente, tecnologia e empreendedorismo são duas palavras que devem andar juntas. É praticamente impossível empreender sem utilizar as facilidades que surgiram nas últimas décadas, como a Internet, a automação, a computação em nuvem, os sistemas integrados de soluções empresariais, novas plataformas de pagamento, entre outras.

Essas ferramentas são essenciais para que a mão de obra humana seja usada em todo o seu potencial — que é a criatividade e o espírito inovador — em vez de ser empregada somente a tarefas repetitivas e exaustivas.

Contudo, empreender é muito mais do que utilizar a tecnologia, mas também saber aproveitá-la para utilizar todo o seu capital intelectual para criar soluções para problemas antigos dos seus clientes. Aliar empreendedorismo e tecnologia significa enriquecer o mundo com novas abordagens, se diferenciando da concorrência e ganhando destaque no mercado em que atua.Para ajudar você a entender melhor o assunto, preparamos este guia sobre os aspectos mais importantes da tecnologia para o empreendedorismo nas empresas. Continue a leitura e esclareça suas dúvidas!

Benefícios da tecnologia no empreendedorismo

Facilidade para o marketing

Você pode oferecer o melhor serviço ou produto do mundo, mas não poderá ampliar o seu reconhecimento de marca se não investir em marketing.

Tenha em mente que ninguém ficará sabendo do potencial do seu produto sem uma divulgação adequada. Além disso, a propaganda boca a boca pode ser mais lenta e limitada que outros meios mais modernos de comunicação.

Todo empresário sabe bem que a mensagem de sua empresa precisa ser entregue ao público-alvo da maneira certa e em tempo hábil. Do contrário, seu negócio ficará estagnado e não terá grandes vantagens competitivas.

Sabe o que isso tem a ver com tecnologia? É simples. A distribuição de folhetos, propagandas televisivas e anúncios em jornais já não são tão eficazes como antigamente. Além disso, ainda apresentam um custo muito elevado. Por outro lado, os meios digitais oferecem diversas possibilidades de divulgar a sua empresa.

Mídias sociais

Tecnologia e Empreendedorismo

Atualmente, as pessoas passam grande parte do seu tempo conectadas às redes sociais. Por isso, você precisa garantir que a sua mensagem, seus produtos e serviços se tornem famosos nessas redes. As empresas que investem em páginas interativas, conseguem um grande número de seguidores e, consequentemente, atingem mais pessoas.

 Softwares de gestão de projetos facilitam a gestão

O gerenciamento de projetos se tornou uma maneira fundamental para as organizações otimizarem os processos, garantindo uma performance de excelência aos projetos de uma empresa.

O software de gerenciamento de projetos é uma das ferramentas mais úteis para ajudar os gerentes de projetos a serem tão eficazes quanto possível, independentemente da área. A variedade de ferramentas disponíveis nesse tipo de software trazem diversas vantagens, entre elas:

Colaboração com sua equipe em tempo real

O software de gestão de projetos geralmente oferece ferramentas de comunicação que podem auxiliar as equipes a discutirem os problemas e os pontos críticos de um projeto em tempo real. Assim, cada membro do time pode se manter atualizado, resolvendo rapidamente os problemas à medida em que eles aparecem.

Compartilhamento de documentos

Para projetos que exigem o uso de documentação significativa, as ferramentas de compartilhamento de documentos permitem que os colaboradores editem, atualizem o status dos relatórios e criem sistemas que permitem a transparência e a comunicação.

Gerenciamento dos custos do projeto

Controlar os custos é um dos benefícios mais importantes da gestão de projetos. Com o software, você pode fazer previsão de custos e inserir as entradas e saídas de um projeto em tempo real. Por meio de planilhas e gráficos, o programa mostra o estado atual do seu orçamento e identifica áreas críticas, que estão drenando mais recursos.

Recursos de relatórios

Com formatos de relatório flexíveis e a capacidade de acessar rapidamente os dados necessários, o software de gerenciamento de projetos pode manter as tarefas sempre dentro do cronograma previsto.

Intuitivo para usar

Muitos softwares de gestão de projetos oferecem plataformas que requerem pouco treinamento para implementar. Se a solução escolhida for simples de usar, você poupará bastante tempo.

Maior acessibilidade a pesquisas de mercado

A pesquisa de mercado é a melhor maneira de entender o que seu público-alvo realmente quer e evitar um desastre. Sem um estudo de mercado adequado, você vai se encarregar do trabalho de venda de geladeira aos esquimós.

Os métodos tradicionais de pesquisa de mercado ainda são eficazes. No entanto, sair às ruas, conhecer pessoas, pedir opiniões e fazê-las preencher um longo formulário é realmente difícil, já que a maioria das pessoas está extremamente ocupada hoje em dia.

Por outro lado, você pode fazer qualquer pesquisa de mercado online usando o Goggle Global Market Finder, por exemplo. Essa ferramenta oferece uma noção sobre quantas pessoas estão procurando por um termo em uma região específica. Se ninguém está procurando por “aparelhos de ar-condicionado” em uma localidade, por exemplo, isso significa que muitas pessoas não estão interessadas nisso.

A gestão financeira é simplificada

Atualmente, há diversas aplicações de gestão financeira que otimizam bastante o trabalho do gestor de finanças. Se você gere sua empresa sozinho e não tem muita familiaridade com a administração e a contabilidade, esse benefício pode ser ainda maior. Com essas ferramentas, é possível registrar automaticamente cada produto que entra ou sai, oferecendo uma visão real do que está acontecendo no estoque e no fluxo de caixa.

Além disso, há ferramentas que ainda são capazes de informar sua taxa de lucro, seus principais indicadores financeiros, o montante de impostos a ser pagos, etc.

Pagamento facilitado

Atualmente, um dos tipos de serviços mais interessantes são os intermidiadores de pagamento, pois eles permitem que as empresas “terceirizem” a etapa de pagamento. Contratar uma emporesa especializada em cobranças abre a possibilidade de oferecer aos clientes formas de pagamento sofisticadas, como pagamentos únicos ou recorrentes via boletos, carnês e cartões de crédito.

Os melhores serviços nesse sentido oferecem uma API bastante completa e flexível, integrada a ferramentas eficazes de gestão de transações. Com isso, também é possível gerenciar e minimizar a inadimplência. Assim, os custos com pagamentos são reduzidos e os processos do financeiro são otimizados.

A tecnologia na atualidade e tendências

IA e aprendizagem avançada de máquinas

A Inteligência Artificial (IA) e a aprendizagem de máquina — que incluem tecnologias como aprendizagem profunda, redes neurais e processamento de linguagem natural — também podem abranger sistemas mais avançados que compreendam, aprendam, prevejam, adaptem e operem de forma autônoma.

A combinação de grande poder de processamento paralelo, algoritmos avançados e conjuntos de dados maciços para alimentar os algoritmos permitem agora a implementação de programas de recursos empresariais que tenham aprendizado de máquina, isto é, a cada tarefa, aprendem como fazê-la de modo mais correto e eficaz.

Intermediadores de pagamento, por exemplo, podem utilizar a IA e as técnicas de aprendizado de máquina para modelar transações em tempo real, criando  modelos preditivos para prevenir ações fraudulentas.

Já no setor do varejo, é possível prever exatamente como será o fluxo de vendas sazonal e planejar, com base em dados confiáveis, quanto será preciso comprar para vender em determinado período. Além disso, é também possível criar campanhas de marketing personalizadas, tendo em vista as transações que seus clientes efetuam.

Suporte ao cliente e satisfação

Um maior nível de satisfação do consumidor é a chave para o crescimento, mas não pode ser alcançado sem um processo de suporte ao público em tempo real.  A comunicação eficaz é a melhor ferramenta para entender as demandas, os problemas e as soluções dos clientes.

Graças à tecnologia, a web permitiu nos comunicar com milhões de clientes potenciais ou atuais em tempo real. A TI oferece muitos canais para se comunicar com os clientes. E-mail, webinar, redes sociais, portais da empresa, boletins informativos online e mensagens de texto ou multimídia são alguns deles.

Além disso, temos os chatbots — robôs de atendimento ao cliente — que podem oferecer muitas respostas instantâneas sem o auxílio de um atendente humano.

Mudanças causadas pela inovação tecnológica

Utilizar os consumidores como inovadores

Os consumidores também poderão cocriar com as empresas. Mas, afinal, como isso pode ser feito com a tecnologia atual? É muito simples! Para isso, há um exemplo muito comum no nosso cotidiano: a enciclopédia online Wikipedia pode ser vista como um produto “cocriado” por seus próprios clientes, afinal, ela é uma plataforma colaborativa em que os próprios usuários inserem as informações disponíveis lá!

À medida que a Internet se desenvolveu — uma evolução motivada em parte pelas novas tecnologias Web 2.0 — se tornou também uma plataforma mais difundida para interação, comunicação e ativismo. Os consumidores querem cada vez mais se envolver online com organizações de todos os tipos. Nesse cenário, as empresas podem aproveitar esse novo clima de engajamento do cliente para seu benefício econômico.

Como outro exemplo da cocriação no ambiente virtual, temos o OhmyNew, que é um popular jornal online, sul-coreano, que é escrito por mais de 60 mil contribuintes “repórteres cidadãos”. Ele rapidamente se tornou um dos meios de comunicação mais influentes da Coreia do Sul, com cerca de 700 mil visitas por dia.

No Brasil, podemos ver essa tendência em lojas de camisetas online. Elas permitem que os clientes enviem suas próprias estampas para serem ofertadas na loja virtual. Além de divulgar o trabalho dos seus clientes, elas ficam com boa parte — senão todo — o lucro.

Aplicada ao ambiente corporativo, a cocriação pode fazer muito: as empresas que envolvem clientes em design, testes, marketing (como o marketing viral) e no processo pós-venda obtêm melhores informações sobre as necessidades e o comportamento dos clientes e podem reduzir o custo de aquisição de clientes, gerar maior fidelidade e acelerar ciclos de desenvolvimento.

Uma empresa aberta para permitir que os clientes a ajudem a inovar deve também estar atenta para incorporar somente as inovações sugeridas que tenham realmente um alto potencial.

Informações: Gerencianet