O WhatsApp liberou no Brasil a versão do aplicativo de mensagens para micro e pequenas empresas. Entre as novas funções trazidas pelo novo serviço, o WhatsApp Business, estão a de responder dúvidas e atender reclamações de forma automática, a qualquer hora do dia. Em todo o mundo, o app de bate-papo que pertence ao Facebook é usado por 1,3 bilhão de usuários. O Brasil é o segundo maior mercado do WhatsApp. Só fica atrás da Índia. A versão corporativa do bate-papo chegou nesta terça-feira (23) à Google Play, a loja de aplicativos para o sistema operacional Android –uma versão para iOS está nos planos.
Quatro a cada cinco pequenas empresas no Brasil usam o WhatsApp como ferramenta de trabalho, apontou uma pesquisa da Morning Consult, feita a pedido do Facebook, dona do aplicativo de bate-papo. O app faz parte de uma tentativa do WhatsApp de transformar sua popularidade entre usuários comuns em combustível para fazer decolar suas plataformas corporativas, anunciadas no ano passado.
O que muda
O aplicativo traz três grandes novidades para empresas, em relação ao WhatsApp existente:
Conta comercial;
Mensagens automáticas;
Estatísticas.
As empresas e os pequenos empresários poderão usar o serviço gratuitamente. Basta baixa o app e preencher um cadastro, com endereço, descritivo da empresa e um número de telefone vinculado. Não é necessário informar um CNPJ.
Os consumidores não precisam baixá-lo, pois poderão falar com as companhias usando o programa que já possuem. Segundo o WhatsApp, as contas serão verificadas para comprovar que o telefone é mesmo de determinada empresa.
Veja as principais novidades do WhatsApp para empresas:
Conta comercial
Os usuários comuns do WhatsApp até podem personalizar seus perfis, mas os dados expostos aos contatos são restritos. Podem ser alterados nome, imagem de exibição e o recado. As empresas poderão listar:
Nome do estabelecimento
Horário de atendimento
Site oficial
Ramo de atuação
Descrição do negócio
Endereço
Telefone de contato.
Essa é uma das mudanças que serão perceptíveis para os usuários, pois as empresas que tiverem uma conta comercial receberão uma indicação. Isso ocorrerá, diz o WhatsApp, sempre que o telefone de contato informado for o mesmo do estabelecimento.
Mensagens automáticas e estatísticas
Para agilizar o atendimento aos clientes, as empresas poderão criar mensagens automáticas para, por exemplo:
Responder perguntas frequentes;
Dar informações sobre qual é seu negócio;
Avisar de indisponibilidades temporárias de serviço ou de atendimento.
Outro recurso presente no WhatsApp Business é a possibilidade de acessar as estatísticas das interações com consumidores. As companhias poderão ver quantas mensagens foram lidas.
Fonte: G1